DATA DE ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 01 de Abril de 2025
O presente Termos de Uso e Condições Gerais (“Termos de Uso”), foi desenvolvido a fim de regular a utilização por Você, “Usuário”, “Titular” ou “Cliente”, de nossos serviços disponibilizados pelos sites institucionais, aplicativos mobile e pelo internet banking do MODDE INTERMEDIAÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA, doravante denominado “FLOW FINTECH” ou simplesmente “FLOW”.
Ao utilizar os nossos Serviços, Você, “Usuário”, “Titular” ou “Cliente” aceita e concorda com todos os termos e condições expostos que se encontram vigentes na data.
Estes Termos de Uso e Condições Gerais (“Termos de Uso”), ficam disponíveis para acesso a qualquer momento, em nosso site e complementam o disposto em nosso Aviso de Privacidade (“Aviso de Privacidade”) e, para os Clientes, complementam às cláusulas e condições especificas de cada produto e/ou serviço contratado. Ainda complementam eventuais termos de uso específicos das Empresas Parceiras, que poderão estar disponíveis nos sites das próprias Empresas Parceiras ou nos Meios Digitais.
Nosso objetivo é garantir que Você, “Usuário”, “Titular” ou “Cliente”, compreenda plenamente os termos e condições sob os quais oferecemos nossos serviços, assegurando uma experiência transparente e segura.
Então se você é nosso Cliente, utiliza nossos sites, aplicativos ou algum de nossos serviços, deve ler atentamente este documento antes de utilizar nossos serviços.
Caso queira saber mais, ou em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de comunicação informados na Plataforma disponível em nosso site (www.flowfintech.com.br), ou encaminhe e-mail para: contato@flowfintech.com.br.
Para fins destes Termos de Uso, as palavras: (i) “Usuário”, “Titular”, “Cliente”, “Você” e “Seu” referem-se à pessoa que acessou/cadastrou-se para utilização dos serviços e ou produtos FLOW; e (ii) “Nós” e “Nosso” referem-se ao FLOW.
(i) ser civilmente capaz e penalmente imputável à luz da legislação brasileira; (ii) Possuir plenos poderes para celebrar contratos e realizar operações financeiras em seu nome ou em nome da pessoa física ou jurídica que caso assista e/ou represente; (iii) que utilizará os serviços FLOW, incluindo a Conta de Pagamento, apenas para fins lícitos, que não pratica ou praticará quaisquer atos que sejam tidos como lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos ou valores, reconhecendo que é responsável, com exclusividade, pela utilização que deles fizer, eximindo o FLOW de qualquer responsabilidade por danos ou prejuízos causados a terceiros; (iv) que utilizará a Plataforma única e exclusivamente para os fins previstos nestes Termos de Uso; (v) que todas as informações fornecidas no momento da abertura de sua Conta de Pagamento e de sua ativação são verídicas, especialmente aquelas concernentes aos países onde detém residência fiscal, além do Brasil. O Cliente manterá o FLOW sempre informado a respeito de quaisquer alterações nos seus dados cadastrais, inclusive na ocorrência da obtenção de cidadania em outros países. (VI) que leu e aceitou os termos do "Aviso de Privacidade", compreendendo que nele consta a forma pela qual o FLOW realiza o tratamento de seus dados, fornecendo e permitindo de forma consciente e voluntária que o FLOW acesse seus dados como nome, foto, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, número de CPF, número de RG, profissão, estado civil, biometria, informações de pagamento, transações financeiras, informações sobre o pagamento de eventuais operações de crédito contratadas junto a Plataforma própria ou de terceiros, dentre outras informações (“Dados Pessoais”), podendo inclusive consultar e exercer os seus direitos de Titular de Dados pelo endereço eletrônico privacidade@flowfintech.com.br.
MODDE INTERMEDIAÇÃO DE PAGAMENTOS LTDA., uma Fintech, intermediadora de pagamentos, inscrita no CNPJ/ME sob nº 44.944.664/0001-84, com sede no Município de Jaú, Estado de São Paulo, na Rua Dona Virginia Ferraz de Almeida Prado, nº 411, bairro Jardim São Francisco, CEP: 17.209-290, doravante denominado “FLOW FINTECH” ou simplesmente “FLOW”.
Atuamos na gestão e intermediação de serviços financeiros e negócios por meio de Plataformas digitais. Entre os serviços disponibilizados, destacamos:
Conta de Pagamento: Conta pré-paga associada ao CPF ou CNPJ do Cliente, que permite a movimentação de valores em moeda corrente nacional de maneira simples e eficiente. A conta de Pagamento é digital e pode ser de livre movimentação ou vinculada.
Cartão com função crédito pré-pago: Você carrega o cartão com o valor que deseja gastar, e esse valor se torna o seu limite de compras. Todas as compras são feitas à vista, o que facilita o controle dos gastos, pois você não pode gastar mais do que foi carregado no cartão.
Emissão de Boletos: Facilita a geração de boletos para pagamentos diversos, proporcionando maior flexibilidade e controle financeiro.
Pagamentos de Boletos e Contas de Consumo : Permite o pagamento de boletos bancários e contas de consumo diretamente pela nossa Plataforma.
Pix: Sistema de pagamentos instantâneos que possibilita transferências e pagamentos em tempo real, disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Transferências entre Contas: Realize transferências de dinheiro entre contas de forma rápida e segura.
TED: Realização de transferência de recursos via Transferência Eletrônica Disponível (TED) para contas em outra instituição
“Split” do Crédito: Ferramenta de transferência, total ou parcial, realizada automaticamente pelo FLOW, do crédito recebido na Conta Pagamento, para outra conta de titularidade do Titular ou de terceiros, previamente definido pelo Titular ou Administrador, conforme o caso;
Acesso a Crédito: Oferecemos, através de nossos parceiros, opções de crédito para atender às suas necessidades financeiras, com condições competitivas e transparentes.
Adquirência: Soluções de adquirência para estabelecimentos comerciais, facilitando a aceitação de pagamentos com cartões de crédito e débito.
Sistemas de pagamento gateway: tecnologia que atua como intermediário no processamento de pagamentos online, conectando lojas virtuais, Clientes e instituições financeiras. Eles funcionam como uma "ponte" que autoriza transações utilizando diversos métodos de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito e boletos.
a) Indícios de fraude, ato ilegal ou de descumprimento ou desvirtuamento da legislação ou regulamentação aplicável ou destes Termos de Uso; b) Transações em desacordo com o seu perfil de utilização da Conta de Pagamento; c) Transações que não respeitem os limites mínimo e máximo admitidos, conforme definidos pelo FLOW e informados pelo Cliente; d) Dificuldade na confirmação dos dados do Cliente e de seus Representantes; e) Caso CPF ou CNPJ do Cliente esteja cancelado, pendente de regularização ou suspenso perante a Receita Federal do Brasil.
(i) utilizar a Plataforma única e exclusivamente para os fins previstos nestes Termos de Uso. (ii) garantir a veracidade, validade e precisão dos Dados fornecidos, competindo-lhe, ainda, os manter sempre atualizados. Quaisquer prejuízos havidos em decorrência da inclusão de informações inverídicas ou desatualizadas, na Plataforma, será de sua única e exclusiva responsabilidade. (iii) de observar a legislação brasileira aplicável às operações de que for participante, garantindo que não realizará operações ilícitas, contrárias à moral ou aos bons costumes, ou que saiba ou deva saber que são nulas ou anuláveis. (iv) manter os dados de login e senha em sigilo e não compartilhá-los com outras pessoas para proteger sua segurança e integridade na Plataforma. Em caso de compartilhamento indevido de login e senha, o Cliente será o único responsável por quaisquer consequências ou prejuízos decorrentes desse ato, isentando o FLOW de qualquer responsabilidade por tais eventos. (v) notificar imediatamente o FLOW, através dos canais de comunicação, sobre qualquer uso não autorizado na Conta de Pagamento, assim como do acesso ou de tentativas de acesso por terceiros não autorizados. O FLOW reserva-se no direito de bloquear a senha do Cliente caso sejam verificadas movimentações atípicas de sua Conta de Pagamento. (vi) tem o dever de cumprir e, quando aplicável, fazer com que seus colaboradores, prestadores de serviço e terceiros contratados cumpram todos os requerimentos de segurança da informação divulgados pelo FLOW, sempre conforme a versão mais atualizada disponível. (vii) tem o dever de informar imediatamente a ocorrência de qualquer furto, roubo ou perda do seu celular com acesso à Conta de Pagamento, através dos canais de atendimento, para que o FLOW providencie a revogação do acesso à respectiva Conta de Pagamento. (viii) de cumprir todas as regras sobre prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro, de terrorismo e seu financiamento, ocultação de bens entre outros, especificados pela Lei nº 9.613/1998 e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), além de outras legislações e regulamentações aplicáveis às hipóteses. E deve colaborar de forma efetiva com as autoridades, órgãos de regulação e/ou de fiscalização, no fornecimento de dados e/ou informações, quando legalmente admitidos, adotando todas as medidas necessárias de sua responsabilidade para coibir tais ilícitos. (ix) de informar imediatamente ao FLOW sobre qualquer situação que possa estar relacionada à lavagem de dinheiro e/ou ao financiamento do terrorismo e que possa afetar o FLOW direta ou indiretamente.
(i) manter seguro o ambiente de seus dispositivos de acesso às aplicações, valendo-se de ferramentas específicas para tanto, tais como antivírus firewall, entre outras, de modo a contribuir para a prevenção de riscos eletrônicos; (ii) Utilizar sistemas operacionais atualizados e eficientes para a plena utilização das aplicações; (iii) Equipar-se e responsabilizar-se pelos dispositivos de hardware necessários para o acesso às aplicações, bem como pelo acesso desses à internet. (iv) garantir que todas as comunicações realizadas pelo FLOW sejam recebidas, pois serão feitas através das aplicações ou do e-mail indicado no momento do cadastro. É dever do Cliente configurar sistemas de anti-spam para que não interfiram no recebimento dos comunicados. A responsabilidade pelo recebimento e visualização dos comunicados é exclusivamente sua.
(i) pelos logins e senhas criados, alterados e utilizados por Você na Plataforma. (ii) por toda e qualquer indisponibilidade, erro ou falha apresentados na Plataforma, bem como por qualquer defraudação de utilidade que o Cliente possa ter atribuído à Plataforma pela dificuldade de acesso; (iii) por erros ou eventuais inconsistências na transmissão de dados, pela qualidade ou disponibilidade da conexão de Internet, que impeçam a adequada utilização da Plataforma; (iv) pela presença de vírus ou demais elementos nocivos na Plataforma, capazes de causar alterações em seus sistemas informáticos (software e hardware) ou em documentos eletrônicos armazenados em seus sistemas informáticos, eximindo-se o FLOW de qualquer responsabilidade por eventuais danos e prejuízos decorrentes de quaisquer elementos nocivos inseridos por terceiros; (v) pelos danos e prejuízos de toda natureza decorrentes do conhecimento que terceiros não autorizados possam ter de quaisquer dados fornecidos pela Plataforma, em decorrência de falha exclusivamente relacionada ao Cliente ou a terceiros que fujam de qualquer controle razoável do FLOW; (vi) por quaisquer dados e/ou informações inverídicas, desatualizadas ou inexatas, fornecidas pelo Cliente quando da realização de seu cadastro na Plataforma. (vii) pelo comportamento, recursos ou conteúdo de quaisquer aplicações de terceiro, ou por qualquer transação que Cliente possa fazer com o provedor de tais aplicações de terceiros.
a) falência, recuperação extrajudicial ou insolvência de qualquer das partes, decretada ou requerida; b) caso o Cliente deixe de cumprir qualquer das cláusulas dispostas em qualquer dos documentos que compõem estes Termos de Uso ou no Aviso de Privacidade; c) se o Cliente praticar ou tentar praticar quaisquer atos com a finalidade de realizar transações consideradas ilegítimas, ilícitas, fraudulentas ou que pretendam burlar estes Termos de Uso, bem como quaisquer regras ou requisitos operacionais ou de segurança do FLOW. Nesse caso, o Cliente será, ainda, responsável por eventuais perdas e danos incorridos pelo FLOW; d) se qualquer das informações prestadas pelo Cliente não corresponderem com a verdade ou não forem atualizadas nos prazos previstos nestes Termos de Uso; e) caso a Conta de Pagamento permaneça sem saldo por período superior a 180 (cento e oitenta) dias.
a) Prestar às autoridades competentes, todas as informações que forem solicitadas com
relação ao Cliente e às operações por ele executadas sob estes Termos de Uso e Condições Gerais;
b) Comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, as transações que
possam estar configuradas no disposto na Lei nº 9.613/1998 e demais normas relativas,
incluindo as normas e políticas internas da FLOW nesse sentido;
c) Enviar os dados do Titular ao Banco Central do Brasil por meio do Cadastro de Clientes
do Sistema Financeiro Nacional – CCS;
d) Compartilhar informações cadastrais a seu respeito com todas as instituições participantes
do mercado de meios de pagamento, observada a legislação aplicável;
e) Extrair e utilizar quaisquer dados públicos, informações de terceiros (como instituições financeiras)
e/ou dados do Cliente disponibilizados em qualquer rede social e similares;
f) Utilizar comercialmente seus dados cadastrais, bem como quaisquer dados coletados pelo
FLOW, para envio ao Titular de mensagens e materiais de caráter informativo relativas aos
Serviços, assim como mensagens e materiais de natureza comercial e publicitária, com ofertas
do FLOW e/ou de seus parceiros comerciais.
Caso queira saber mais, ou em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de comunicação informados na Plataforma, ou encaminhe e-mail para: contato@flowfintech.com.br.
Qualquer outra forma de comunicação com o Flow que seja realizada fora dos Canais de comunicação não será reconhecida.
Para solicitações relacionadas ao tratamento de seus dados pessoais, consulte nosso Aviso de Privacidade.
DEFINIÇÕES PARA INTERPRETAÇÃO
Para os fins deste documento, devem ser consideradas as seguintes definições e descrições para melhor entendimento:
Conta Digital: Conta digital ou eletrônica é o nome popular dado às contas bancárias (de depósito) ou contas de pagamento que são abertas, movimentadas e encerradas basicamente por meios eletrônicos. Consideram-se meios eletrônicos os instrumentos e os canais remotos utilizados para comunicação e troca de informações, sem contato presencial, entre Cliente e bancos.
Conta de Pagamento: Conta de pagamento da modalidade pré-paga de titularidade e administração do CLIENTE, consistindo em conta escritural individualizada, associada ao CPF ou CNPJ do CLIENTE, destinada ao registro de valores em moeda corrente nacional para recebimento e transferência de valores, pagamento impostos e boletos. A conta de Pagamento pode ser de livre movimentação ou vinculada (Escrow ou Safe).
Conta de Pagamento Escrow: Conta de pagamento da modalidade pré-paga de titularidade e administração do Cliente ou, em alguns casos, administrada por Terceiro(s). Esta conta é utilizada para o recebimento exclusivo de recursos provenientes das Obrigações Financeiras estabelecidas entre as partes envolvidas, onde o valor da transação é mantido "em custódia" até que todas as condições previamente definidas sejam cumpridas.
Plataforma FLOW: aplicativo mobile compatível com sistemas iOS e Android, disponível nas lojas App Store e Google Play, que disponibiliza ao CLIENTE os serviços de internet banking oferecidos pela FLOW via Plataforma BaaS (Banking as a Service) do Banco BMP Sociedade de Crédito ao Microempreendedor (274), uma instituição financeira devidamente autorizada pelo Banco Central.
Serviços: são os serviços oferecidos pelo FLOW ao Cliente, quais sejam: a gestão da conta de pagamento pré-paga; e, a gestão das operações de pagamento, movimentações e transferência de valores, bem como a Administração, Cobrança, Conciliação, Custódia, liquidação de boletos, impostos e contas de consumo.
Aviso de Privacidade: são as normas aplicáveis as atividades de tratamento de dados pessoais dos Clientes, potenciais Clientes, representante, procurador, empregado, parceiro de negócios, prestadores de serviço, colaboradores, empresa ou entidade com a qual nos relacionamos, candidatos a vagas de emprego, visitantes dos escritórios do Grupo, dos nossos Sites e Aplicativos ou sistemas utilizados para atendimento ao público (ex.: WhatsApp, E-mail, Chat Online e outros).
Formulário de Abertura de Conta Digital: é o formulário disponibilizado pelo FLOW, devidamente preenchido pelo CLIENTE na Plataforma, para fins de adesão aos Termos de Uso e contratações de Serviços.
Saldo: é o saldo disponível na Conta de Pagamento no início do dia acrescido de todos os valores creditados nessa Conta de Pagamento e subtraído de todos os valores debitados no mesmo dia. O saldo é apurado instantaneamente, sendo atualizado a cada operação.
Transação: são todas as operações de pagamento e recebimentos realizadas através da Plataforma.
Transferência Reversa (Saque): transferência total ou parcial do saldo existente na Conta de Pagamento de titularidade do Cliente para uma Conta Corrente Bancária (Conta de depósito à vista ou Conta Poupança) ou Conta de Pagamento de sua titularidade ou de terceiros, mantida junto a uma Agência Bancária ou Instituição de Pagamento localizada no Brasil, regularmente constituída ou autorizada a funcionar no território nacional.
“Split” do Crédito: Transferência, pelo FLOW, do crédito recebido e/ou saldo da Conta de Pagamento de titularidade do Cliente, a terceiro previamente determinado pelo próprio Cliente, sempre em nome e por conta deste.
Tarifa: contraprestação devida pelo Cliente pela execução dos Serviços FLOW. Essa remuneração é descontada do saldo disponível na Conta de Pagamento de titularidade do Cliente, conforme acordados e regulados no Contrato de Abertura de Conta Pagamento.
Aplicações: são aplicações de internet como, por exemplo, site ou aplicativo mobile, disponibilizados para que você possa gerenciar sua Conta, na forma prevista nestes Termos de Uso.
Bandeira: empresa responsável pela marca e pelos sistemas físicos e digitais que permitem a emissão do Cartão e sua utilização nos Estabelecimentos, de acordo com a Lei nº 12.865/2013.
Chargeback: é o procedimento de contestação de débito por meio do qual você declara não reconhecer uma despesa efetuada com seu Cartão. Uma vez aceito o Chargeback, será realizado um depósito na Conta do Titular, no prazo informado pelos Canais de Comunicação.
Chave Pix: A chave PIX permite a transferência de dinheiro entre contas bancárias de forma rápida, segura e disponível 24 horas por dia. As chaves Pix podem ser: Número de telefone; E-mail; CPF ou CNPJ; Chave aleatória (um código único gerado pelo sistema). Uma vez cadastradas as chaves, o usuário pode realizar transferências informando apenas a chave Pix do destinatário.